Obesidade e Câncer de Mama: descubra a relação

Além de aumentar as chances de aparecimento de tumor, a gordura corporal atrapalha o tratamento ao câncer.

A obesidade carrega consigo várias outras doenças. Existem pesquisas mostrando aumento da incidência de câncer de mama em mulheres obesas. Gordura em excesso na região do abdômen contribui para o aparecimento de tumores. Isso é explicado pelo fato de que as células gordurosas são metabolizadas em estrogênio, e muitos tipos de câncer de mama são estrogênio-dependentes, isto é, o estrogênio alimenta as células cancerígenas. A menopausa também é fator de risco.

Leia também:

Obesidade cresce 60% em dez anos no Brasil

 

“Quando a mulher entra na menopausa existe um ganho natural de peso em função da mudança que ocorre no metabolismo. Este ganho de peso, associado ao envelhecimento celular natural e fatores de risco familiares, faz com que o risco para câncer de mama aumente”, explica a ginecologista do Hospital Santa Clara, Dra. Eliane Boareto. Além disso, a obesidade abre portas para processos inflamatórios, o que pode fazer com que as células dos seios se transformem em tumores e se proliferem.

Resultado de imagem para obesidade no brasil

Com certeza, este não é o único motivo que leva a mulher a ter o câncer de mama, mas em parceria com outros fatores como a idade e a herança genética a probabilidade de ter esta doença só cresce. E ainda durante o tratamento ao câncer de mama, a gordura também só atrapalha.

            “Quanto ao tratamento do câncer de mama em mulheres obesas, este realmente fica dificultado, o ajuste de dose ideal de quimioterápicos nestas mulheres é mais difícil porque geralmente as doses dos medicamentos são calculadas baseadas na medida da superfície corporal e corre-se o risco de acabar usando doses mais tóxicas que o necessário” afirma a  Dra. Eliane.

            Por fim, sabe-se que alimentação adequada e atividade física afastam vários tipos de doenças dentre elas, o câncer. Mulheres que já tiveram câncer de mama devem fazer de tudo para manter o índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25. Mantenha hábitos saudáveis e garanta uma vida longa e com mais qualidade.

Comments

comments

Um comentário em “Obesidade e Câncer de Mama: descubra a relação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 1 =