Você conhece os podcasts? Saiba mais e veja indicações!

Saiba o que são os podcast e como eles podem mudar seu consumo de conteúdo!

 

Muito antes das “social medias”, por onde nos comunicamos,  utilizava-se meios de consumo de conteúdo um pouco menos amplos e práticos, como os livros. Já no final do século XIX, o italiano Guglielmo Marconi, inaugurava uma invenção que revolucionaria o consumo de conteúdo massificado: o rádio, que permeou a história cultural brasileira com movimentos importantes, como os protestos à ditadura militar, transmissões de futebol e preenchia o cotidiano das pessoas com conteúdo variado.

 

No século seguinte, os formatos de consumo de conteúdo se diversificaram incrivelmente

quando a hera da informação transformou o cotidiano frenético das pessoas, de forma a dinamizar e amplificar o contato com dados, ao torná-lo mais pontual, facilitado e menos limitado. Formas antigas de comunicação foram reinventadas e criou-se novas com novas propriedades e características, como a televisão, que integra a visão e audição em um só aparelho.

Contudo, meios sinestésicos de consumo, isto é, meios que integram vários sentidos, como visão e audição, demandam atenção quase que integral para que se tenha experiência completa de captação da informação, o que dificulta o consumo de conteúdo de qualidade e refinado no dia-a-dia corrido. Por exemplo, você consegue ler um bom livro enquanto dirige? Muitos dirão que não, e a redação do “UBzinho”  desencoraja essa prática!

 

Pois bem, houve, o que alguns saudosistas gostam de chamar de, uma reinvenção dos programas de rádio no século XXI: o PODCAST! Criado com a necessidade de tornar conveniente a comunicação multitarefa, no cotidiano, enquanto se executa afazeres e outras tarefas, como era feito no rádio. Contudo, a comparação engana: os PODCASTS são totalmente adaptados à linguagem atual, diversificado em conteúdo e presentes nos “gadjets” mais atuais, como os smartphones. Os programas consistem em áudios, os quais que pode-se baixar ou ouvir por “streaming”, com integrantes que falam dos mais diversos assuntos, como ciência, cotidiano, cultura pop, política e aprendizado de línguas.

Para você, que se interessou em conhecer mais sobre, aqui vai algumas indicações (clique nas imagens para abrir as indicações):

NERDCAST (JOVEM NERD)

O podcast é o mais ouvido do Brasil, um dos pioneiros na área, com programas que, antes abordavam cultura pop, e hoje têm abordagens gerais, como científica, histórica, cotidiana e cômica. Assim como cada podcast, tem identidade, com sonorização bem feita e autoral.

 

MAMILOS (B9)

Aproveitam do meme que diz que mamilos são polêmicos para tratar de assuntos polêmicos, o podcast foca em assuntos relevantes e fomenta debates com lados e visões diferentes, assim como o Nerdcast, é costumeiro a participação de convidados especialistas.

 

NARUHODO (B9)

Este merece atenção especial, tem abordagem científica unida ao cotidiano

MATANDO ROBÔS GIGANTES (MRG)

Podcast encabeçado por Affonso Solano, Didi Braguinha e Beto Estrada com ótima pegada humorística aborda cultura pop de maneira autoral e divertida, sua sonorização e organização dos blocos são bem feitas e tornam fluida a experiência de ouvir o programa.

 

Matéria por @lsscipioni

Siga o UB no intagram @uberlandiablitz

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *