29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. Vamos cuidar dele?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a hipertensão afeta cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. A pressão alta é um importante fator de risco para outras doenças, como infartos e acidentes vasculares cerebrais. A cada ano, mais de 17 milhões de pessoas morrem por enfermidades do coração, só no Brasil, o número passa dos 300 mil.

Acredita-se que 80% dos infartos são prevenidos mudando dos hábitos, como atividade física, combate ao tabagismo e alimentação saudável.

Aqui vão os 10 mandamentos do coração:

1o Mandamento: DIMINUA O SAL

O sal em excesso aumenta a pressão, além de ser causa importante para outras doenças do sistema cardiovascular.

2o Mandamento: REDUZA O ESTRESSE

O estresse emocional aumenta os níveis de pressão e sozinho já é um fator de risco de doenças cardíacas.

3o Mandamento: FAÇA ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE

Quando você faz exercícios com frequência, isto é, pelo menos 20 minutos 4 vezes na semana, o coração trabalha com mais eficiência. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.

4o Mandamento: NÃO FUME

Se você fuma, corre um risco pelo menos 3 vezes maior de sofrer um infarto agudo do miocárdio em relação a pessoas que não fumam, além de ser fator de risco para diversos tipos de câncer e enfisema pulmonar.

5o Mandamento: CUIDE DO SEU PESO

A obesidade aumenta o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração. Isso porque ela causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

6o Mandamento: ALIMENTE-SE BEM

Dê preferência a uma alimentação balanceada, evitando o sódio, gorduras trans e saturadas. Alimentos com fibras, antioxidantes, verduras e legumes, são fundamentais para a saúde do seu coração e do seu corpo como um todo.

7o Mandamento: CHEQUE SEMPRE A PRESSÃO

Medir a pressão arterial é a maneira mais fácil de detectar a hipertensão. Pessoas de todas as idades devem verificar os níveis, pelo menos, uma vez ao ano. O diagnóstico precoce é importante para o controle da doença.

8o Mandamento: CUIDE DO COLESTEROL

Ele é um dos principais fatores de risco para o coração, pois pode causar acúmulo de gordura nas artérias dificultando a passagem do sangue pelo corpo.

9o Mandamento: DURMA BEM

Quem dorme menos de cinco horas por dia têm 30% a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que dormem oito horas. Não dormir bem resulta na compressão dos vasos sanguíneos e no aumento da pressão arterial. Também afeta a regulação do açúcar no sangue, que contribui o desenvolvimento de doença vascular, que pode levar a doenças cardíacas.

10o Mandamento: FAÇA EXAMES DE ROTINA E PROCURE UM CARDIOLOGISTA

Muitas doenças podem não apresentar sintomas e você pode ter um problema sério de saúde mesmo sem sentir nada. É muito importante que a criança seja levada ao cardiologista se o pediatra solicitar ou se os pais perceberem algum sintoma diferente como cansaço fácil, mãos e lábios arroxeados ou desmaios. Se você é jovem e pretende praticar atividade física competitiva, um check up pode diagnosticar doenças congênitas que só se manifestam aos grandes esforços como nas competições. Homens acima dos 40 e mulheres acima dos 45 anos de idade devem consultar regularmente com um cardiologista para exames de prevenção.

 

Texto por @scarlettcalil

Segue a gente nas redes sociais:

insta: @uberlandiablitz

youtube: canal uberlandia blitz

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =