Gilmar Machado terá como vice Carlos José da Silva do PC do B

Fonte: Jornal do Correio

O comerciante Carlos José Silva (PCdoB), o CJ do Morada Nova, foi escolhido, nesta segunda-feira (8), como o candidato a vice-prefeito da coligação majoritária (PT, PDT, PC do B, PRP, PRB e PMDB) que suportará a tentativa de reeleição do prefeito Gilmar Machado (PT) nestas eleições.

A opção ocorreu em consenso entre as legendas aliadas e teve de ser definida pelo fato de o PMDB, na última sexta-feira (5), ter abdicado da prerrogativa de indicar o vice à Machado em convenção. Silva, que tem base no bairro Morada Nova, zona oeste, foi o último candidato a vice a ser escolhido dentre as cinco chapas que disputarão o comando da Prefeitura de Uberlândia neste ano.

Inicialmente, o PT, que lançou a reeleição de Machado na terça-feira passada (2), havia deixado em aberto a ata para a escolha de um vice com o intuito de esperar o encontro do PMDB no dia 5 de agosto. A expectativa petista era de que o PMDB confirmasse apoio e indicasse um nome. Algo que repetiria, assim, a parceria firmada em 2012, em que Paulo Vitiello foi selecionado e saiu vitorioso ao lado de Machado.

Entretanto, em votação interna durante a convenção, o PMDB optou por não indicar qualquer nome, embora tenha ratificado o apoio ao petista. Tal orientação foi a forma encontrada pelas lideranças peemedebistas, conforme explicou o presidente do PMDB local, Leonídio Bouças, para que ao menos três alas distintas da sigla chegassem à um consenso durante a convenção.

A circunstância fez com que Machado e o PT, neste fim de semana, discutissem com as demais legendas a indicação de um nome que tivesse perfil adequado de vice. “Procuramos alguém que nos acompanhasse nos movimentos de periferia, na zona oeste, e alguém que também fosse ligado diretamente à igreja Católica, como Vitiello [Paulo, o atual vice]”, disse Gilmar Machao, destacando que Silva é ministro da eucaristia que frequenta a Igreja Nossa Senhora da Abadia – Morada Nova.

vice-gilmar-carlos

Outros candidatos

Outros quatro candidatos a vice-prefeito nestas eleições também já foram escolhidos nos últimos dias. O empresário Paulo Sérgio Ferreira (PSD) irá disputar o pleito ao lado de Odelmo Leão (PP). O médico José Junqueira de Freitas (PPS), por sua vez, será o vice do economista Alexandre Andrade (PSB).

Na Frente Socialista de Esquerda local, o assentado Francisco Tomáz (PSTU) acompanhará a candidatura a prefeito em chapa pura do professor Gilberto Adeniê Cunha (PSTU). Já o servidor público federal Manoel Cipriano (Psol) estará ao lado da postulante Maria Aparecida Machado (Psol). Com isto estão definidos todos os participantes do pleito deste ano, só faltando registro na Justiça Eleitoral. Ato que deve ser realizado até o dia 15 deste mês.

Chapas majoritárias – eleições 2016 em Uberlândia

Prefeito: Odelmo Leão (PP)

Vice-prefeito: Paulo Sérgio Ferreira (PSD)

Perfil: empresário do ramo imobiliário; presidente do PSD local; já foi secretário municipal de Trânsito e Transportes e de Desenvolvimento Econômico e Turismo durante a gestão do então prefeito Odelmo Leão (2005-2012).

Coligação: PP, PSDB, PSL, PSD, PRTB, PR, DEM, PTB, SD, PMN, Pros, PHS, PV, PMB, PPL, PT do B PSC (17 legendas)

Prefeito: Gilmar Machado (PT)

Vice-prefeito: Carlos José Silva

Perfil: comerciante e liderança comunitária do bairro Morada Nova; ministro da eucaristia da Igreja Católica; militante do PC do B há 15 anos; ex-diretor do Teatro Grande Otelo na década de 1980.

Coligação: PT, PDT, PC do B, PRP, PRB e PMDB (6 legendas)

Prefeito: Alexandre Andrade (PSB)

Vice-prefeito: José Junqueira de Freitas (PPS)

Perfil: médico clínico-geral e diretor clínico do hospital Santa Genoveva; 1º vice-presidente do PPS local; irá disputar uma eleição pela primeira vez.

Coligação: PSB, PPS, PTC e PTC (4 legendas)

Prefeito: Gilberto Adeniê Cunha (PSTU)

Vice-prefeito: Francisco Tomáz (PSTU)

Perfil: assentado que integrou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Sem Terra) e hoje integra a Central Sindical e Popular (CSP) – Conlutas; agricultor, filiado ao PSTU há 22 anos.

Sem coligação

Prefeito: Maria Aparecida Machado (Psol)

Vice-prefeito: Manoel Cipriano (Psol)

Perfil: servidor público e professor universitário da área de Direito; escritor e mestre em Educação; presidente do Psol em Uberlândia.

Sem coligação

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 18 =