H3N2: VÍRUS LETAL RETORNA AINDA MAIS RÁPIDO E AGRESSIVO! SAIBA COMO SE PREVINIR

O vírus H3N2 chegou em Uberlândia! Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o vírus foi diagnositcado em um paciente na cidade. O curioso, é que o paciente confirmado com o vírus ganhou alta médica!

Com a chegada do outono, é esperado que novamente o vírus Influenza, causador das gripes, comece a circular com mais intensidade no país. Além do vírus H1N1, também conhecida como gripe influenza tipo A ou gripe suína, alguns estados já registraram os primeiros casos de infecção pelo H3N2, um tipo do vírus Influenza que só nos Estados Unidos, infectou mais de 47 mil pessoas e provocou diversas mortes, principalmente de crianças e idosos.

UBERLÂNDIA NA ZONA DE RISCO

A cidade de Uberlândia teve um caso confirmado de H3N2, segundo consta no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A TV Vitoriosa entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde que informou que o paciente, não se sabe se é homem ou mulher, já recebeu os cuidados necessários durante internação e já recebeu alta médica.

ASSISTA AO VÍDEO COM ESCLARECIMENTOS

 

INSCREVA-SE NO CANAL E GARANTA INFORMAÇÃO

 

VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde ainda não marcou o início da campanha nacional de vacinação, mas segundo a assessoria de imprensa da pasta, deve ocorre entre abril e maio. Idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e particular serão convocados para a imunização. Os grupos alvo da campanha são os mais vulneráveis. Mas em Uberlândia, fontes confirmaram que uma campanha de vacinação da gripe começa agora dia 23/04.

Outro dado relevante diz respeito à Síndrome Respiratória Grave. Foram confirmados 12 casos em todo o estado, outros 348 foram notificados, destes, 222 tiveram amostras coletadas e processadas. Foram 10 casos de Influenza tipo A. Destes, oito eram o vírus H3N2. Também foram confirmados dois casos de contaminação por H1N1.

Em Belo Horizonte foram registrados cinco casos de influenza. Todos do vírus H3N2. O mesmo vírus que infectou uma pessoa em Contagem, uma em Uberlândia e outra em Varginha.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari e Juatuba foram registrados um caso de influenza por H1N1. Em juiz de fora e Lagoa Santa um caso de Influenza B.

Síndrome Respiratória Grave

12 casos em Minas Gerais

348 casos notificados

222 amostras coletadas e processadas

10 casos Influenza tipo A

8 casos de H3N2

2 casos de H1N1

PREVENÇÃO

As medidas de prevenção para o H3N2 são as mesmas que os outros tipos de influenza. “É seguir a etiqueta respiratória: colocar sempre o braço para tossir (porque ao tossir nas mãos a pessoa pode tocar em superfícies e passar o vírus), fazer a lavagem das mãos, evitar locais fechados, principalmente população de risco e, aos primeiros sinais de sintomas, procurar um médico”, destacou biomédica.

 

Influenza A subtipo H3N2

Influenza A subtipo H3N2 também conhecido como A (H3N2) é um subtipo de Influenzavirus A, e um dos subtipos de vírus que causa a influenza (gripe). Os vírus H3N2 podem infectar aves e mamíferos. Em aves, humanos, e porcos, o vírus tem mutado em muitas cepas. O H3N2 é cada vez mais abundante em gripes temporais, que mata cerca de 36 mil pessoas nos Estados Unidos a cada ano. No Brasil, historicamente, o H3N2 é a segunda estirpe de vírus mais comum, depois do influenza H1N1, apesar de em 2017 ter representado o maior número de casos de gripe.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_subtipo_H3N2
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-04/virus-que-provocou-surto-de-gripe-nos-eua-tambem-circula-no-brasil
http://v9vitoriosa.com.br/geral/saude-confirma-caso-de-h3n2-em-uberlandia-boletim-revela-dados-da-regiao/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − cinco =