Será que o Brasil está indo pelo mesmo caminho que os EUA?

Na última segunda-feira (14) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump mencionou num discurso aos produtores agropecuários norte-americanos a comparação entre ele e o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

“Eles vão ter um novo grande líder, dizem que é o Donald Trump da América do Sul. Vocês acreditam?”, perguntou Trump. O presidente ainda brincou: “E ele [Bolsonaro] está feliz [com a comparação]. Se não estivesse, eu não gostaria do país, mas eu gosto”. A declaração arrancou risos e aplausos.

Uma das promessas do governo de Trump era a construção do muro ao longo da fronteira do México, porém o atual governo não esperava que o abalo em relação a esse projeto seria tão grande. A paralisação chega ao 25º dia nesta terça-feira.

ENTENDA

A queda de braços parece não ter fim. O Presidente Trump (republicano) está de um lado, e propôs aos congressistas a liberação de US$ 6 bilhões para a construção do muro que, segundo ele, é a solução para impedir a imigração ilegal nos EUA. Do outro lado está a Câmara controlada pela maioria de democratas que não concorda em liberar o dinheiro, preconizando que isso tudo não passa de uma “crise fabricada”, isto é, a política migratória proposta pelo atual governo é pura enganação e todos os argumentos são falhos.  Trump, continua fazendo apelos que não surtem mais efeitos. E como se toda a população não passasse de um jogo de marionetes o norte-americano disse que só irá liberar o orçamento deste ano se os congressistas incluírem seu projeto da construção da barreira. Enquanto nada é resolvido, o país sofre paralisação em diversas áreas; como parques, locais históricos e a NASA, 800 mil servidores públicos estão parados, o dólar continua recuando e até ontem a moeda norte-americana estava em R$3,996.

Mas o que toda a situação tem a ver com o Brasil?

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil tem demonstrado desde sua campanha um “grande apreço” ao governo do norte-americano Trump. O próprio já bateu continência para um assessor do presidente estadunidense. Seu filho o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), já foi visto usando um bonezinho com o nome de Trump.

Segundo alguns internautas, os dois governos são semelhantes, ambos são intolerantes, governam pelo Twitter e acreditam em teorias conspiratórias, além de espalharem Fake News.

O governo Bolsonaro que “comemora” 15 dias de mandato hoje está repleto de polêmicas. Hoje o presidente assinou um decreto que facilita o porte de armas.  Bolsonaro, segue o modelo dos EUA. Lembrando que o Brasil é o país que mais mata por armas de fogo do mundo. Essa só foi uma das outras várias medidas já tomadas no atual governo. Fora os vários recuos dados pelo presidente e os ministros. A área da economia é um exemplo,  foi o setor que mais teve recuos. Jair Bolsonaro anunciou assinatura de um decreto aumentando o IOF, no mesmo dia ele foi desmentindo por um funcionário do governo.

A questão que fica é se o Brasil não está passando por um retrocesso, assim como o próprio Estados Unidos da América. Os primeiros dias de governo foram confundidos pelo próprio presidente, vários recuos foram dados e outras medidas despertaram medo por parte da população, como a retirada da comunidade LGBTQ das diretrizes dos Direitos Humanos e agora o decreto de liberação do porte de armas.

A construção de barreiras, a restrição de acessos por parte da impressa e várias outras situações como o próprio direito de se manifestar das pessoas tem tomado novas formas. Formas que não víamos há décadas. E que nao deveriam existir. Pois foram conquistadas no decorrer dos anos, a democracia nem sempre existiu. Nitidamente, uma nova ilusão de reconstruir um novo “Muro de Berlim” deixando a minoria da população de lado, bem como calar a mídia tem sido mais importante do que realmente unir o povo e exercer atos saudáveis para a população. Que é a função de um governante.

(Imagem redes sociais polêmicas governo Bolsonaro)

 

Matéria por: Lineker Campos.

Nos siga nas redes sociais:

INSTAGRAM: Lineker Campos: @linekermcampos

INSTAGRAM: @uberlandiablitz

YOUTUBE: canal uberlandia blitz

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 7 =